NBR 13103

Por questões de segurança, há uma série de normas que trazem diretrizes para instalações de gás em diferentes tipos de construções. A NBR 13103 é uma dessas e precisa ser seguida corretamente. Criada em 2013, a norma 13103 assiste qualquer projeto de construção, ampliação, reforma ou apenas a instalação de aparelhos que são alimentados por gás em ambientes residenciais.

Ou seja, casas e prédios que precisam de aquecimento do ambiente, refrigeração, aquecimento de água, lavagem, iluminação, entre outros usos, devem se atentar às suas instruções.

Além disso, a norma também traz comentários importantes sobre os tipos de aparelho e potência.

Tipos de aparelho e potência

A NBR 13103 classifica os aparelhos de acordo com as suas características:

Circuito aberto ou fechado: nessa primeira classificação, a diferença entre os dois tipos de circuito da combustão consiste basicamente se o equipamento usa o ar comburente do ambiente de instalação; ou se utiliza o ar de fora do local. Os aparelhos de circuito aberto são aqueles que aproveitam o ar ao seu redor para alimentar a chama – a maioria dos aparelhos a gás são assim.

Já o circuito fechado, também chamado de “câmara de estanque” ou “fluxo balanceado” não aproveita o oxigênio do local onde está instalado. Por isso, os equipamentos deste tipo de circuito utilizam um duto de admissão direcionado para fora do ambiente. Essa diferença conferem para eles um patamar elevado de segurança, quando comparados aos de circuito aberto.

Exaustão natural ou forçada: seguindo nas classificações, há os aparelhos de exaustão forçada ou natural. No primeiro caso, estão os equipamentos que contam com algum dispositivo, como um ventilador ou ventoinha para ajudar na saída dos produtos da combustão. Se não houver esse tipo de suporte, trata-se de um aparelho de exaustão natural. A exaustão ser forçada ou natural é independente de o aparelho ser de circuito aberto ou fechado. Por exemplo, é possível um aparelho ser de circuito fechado com exaustão natural.

Receba um orçamento




    Normas

    Normas Para Instalação De Gás: Sabendo que o gás é um produto inflamável que deve ser manuseado e instalado com todo o cuidado, para isso, foram criadas as normas que devem ser seguidas na hora de sua instalação. A forma como é feita a instalação do gás pode ser responsável por diminuir ou aumentar os risco de vazamentos e acidentes domésticos.A principal função das normas para instalação de gás é justamente tentar diminuir o risco de acidentes e vazamento de gás. Até porque, muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresas e como estão despreparadas para lidar com a situação, a possibilidade de acontecer um acidente grave só aumenta.As...
    telefone