Central GLP

A Central de Gás GLP é um local que exige muitos cuidados, afinal, é uma área delimitada e com a finalidade de armazenar o gás. Por isso, a sua instalação deve seguir diferentes orientações e normas para garantir a segurança dos moradores e a eficiência no uso do equipamento.

Nesse caso, a principal norma que deve ser seguida é a NBR 13523 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também as diretrizes do Corpo de Bombeiros. Essas normas apontam questões fundamentais para o projeto, montagem, alteração, segurança e localização das centrais para todos os tipos de edificação.

Um detalhe importante: a armazenagem máxima total é de 1500 M³.

Instalação de Central de Gás GLP

Basicamente, a Central GLP é a área entre os recipientes e o primeiro regulador de pressão. Ela deve constar na planta baixa do projeto, e precisa ser respeitada totalmente por questões de segurança em condomínios, casas e empresas.

Dessa forma, o projeto de instalação deve ser realizado por profissionais técnicos e habilitados e com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). De maneira geral, a central precisa possibilitar o reabastecimento dos recipientes de gás sem comprometer o potencial energético oferecido aos equipamentos que o utilizam.

É importante destacar que todos os recipientes necessitam estar do lado externo, em ambientes ventilados e abertos. Isso se aplica também para a tubulação onde passa o gás GLP em sua fase líquida. A única exceção são os processos industriais que o exijam dessa forma. Já sobre a sinalização da central, é preciso colocar avisos fáceis de serem identificador de qualquer direção, com letras maiores que 50mm, indicando os seguintes termos: perigo, proibido fumar e inflamável.

Instalação de Central GLP é especialidade da AA Gás

Sem dúvidas, todas as etapas envolvendo a instalação da central GLP são complexas e não podem ser executadas por qualquer pessoa. Por isso, é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas, como é o caso da AA Gás.

A equipe da AA Gás é altamente capacitada e treinada pela escola Roberto Simonsen (Senai-Brás), possuindo assim, vasta experiência no ramo. A empresa é credenciada pela Comgás, certificada pela Qualinstal e possui atendimento 24 horas. Ou seja, é a melhor opção quando o assunto é central de Gás GLP.

Receba um orçamento




Gás Liquefeito GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, é amplamente utilizado no Brasil em residências para aquecimento e também em determinados veículos. Resultado da separação de frações mais leves do petróleo durante o refino, ele é composto de uma mistura de gases hidrocarbonetos. Durante a sua produção, ele recebe um componente orgânico a base de enxofre (Mercaptano), para assim, conferir um odor ao produto - uma vez que o GLP é incolor e inodoro. Por conta de suas características, ele é utilizado em ambientes fechados (como cozinhas) ou em aplicações industriais sensíveis a poluentes (como na fabricação de vi...
telefone