Anotação de responsabilidade técnica

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o instrumento de definição dos responsáveis por uma obra de Engenharia. Consolidado por meio da lei nº 6.496/77, ele estabelece que todos os contratos relacionados à execução de serviços ou obras de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia sejam objeto de anotação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Em outras palavras, a ART é uma forma de garantir a responsabilidade na qualidade de uma obra, sendo fundamental para certificar que a construção está segura para todos os órgãos reguladores.

Qual é a finalidade da ART?

A ART tem três principais objetivos, que são: defesa da sociedade; valorização do profissional e comprovação da capacidade técnica.

No primeiro tópico, a Anotação de Responsabilidade Técnica assegura que os procedimentos aplicados sejam realizados por um profissional habilitado – o que corrobora com o cumprimento do terceiro item. Dessa forma, a ART acaba por valorizar o profissional ao confirmar sua autoria, responsabilidade ou participação em determinados serviços.

O que acontece com uma obra sem Anotação de Responsabilidade Técnica?

Essa dúvida é muito recorrente. Sem a Anotação de Responsabilidade Técnica e sem a assinatura perante o CREA, a construção está sujeita a multas e embargos. Portanto, é essencial ficar atento, já que a ART é uma forma legal de responsabilizar os profissionais envolvidos na obra da edificação. Em outras palavras, sem ela não há garantia, diante da lei, de que ele responderá por acidentes e possíveis problemas no projeto.

Anotação de Responsabilidade Técnica é especialidade da AA Gás

Sem dúvidas, todas as etapas envolvendo a Anotação de Responsabilidade Técnica são complexas e não podem ser executadas por qualquer pessoa. Por isso, é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas, como é o caso da AA Gás.

A equipe da AA Gás é altamente capacitada e treinada pela escola Roberto Simonsen (Senai-Brás), possuindo assim, vasta experiência no ramo. A empresa é credenciada pela Comgás, certificada pela Qualinstal e possui atendimento 24 horas. Ou seja, é a melhor opção quando o assunto é Anotação de Responsabilidade Técnica.

Receba um orçamento




Gás natural (GN)

O Gás Natural (GN), também conhecido por gás encanado, é uma opção ao gás de botijão que ganhou bastante força nas últimas décadas - principalmente em construções que prezam por um sistema de abastecimento mais moderno. Composto a partir da mistura de hidrocarbonetos leves encontrados em reservatórios profundos do subsolo, ele é um derivado da degradação de matéria orgânica removida da terra por perfurações. Como o próprio nome indica, o fornecimento do gás natural acontece através do sistema de encanamento. Ou seja, não é preciso realizar uma ligação com a mangueira do botijão de gás. Por conta de suas características, o GN é mais potente...
telefone