Teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade em tubulações de gás é um serviço fundamental para detectar se há algum vazamento na superfície de contato. No processo, os técnicos da AA Gás utilizam ar comprimido e, com a aplicação da pressão dentro do tubo, a avaliação ocorre sem contratempos. Além disso, com o uso de um medidor conhecido como manômetro é possível checar se a pressão interna sofreu qualquer tipo de alteração.

Como vazamentos são altamente perigosos, a análise regular da tubulação é importante para prevenir acidentes com gás em seu condomínio, uma vez que esse tipo de problema é silencioso, invisível e quando ele se torna perceptível, pode ser tarde demais.

O teste de estanqueidade é exigido pelo Corpo dos Bombeiros

Outro detalhe que reforça a importância do teste, é o fato dele ser exigido pelo Corpo dos Bombeiros. Saiba o que diz a lei:

Norma NBR 15358 (Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e execução)

4.3 Inspeção periódica (para estabelecimentos comercias e industrias)

”A inspeção periódica deve ser realizada em períodos máximos de 12 meses, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e de uso de acordo com avaliação e registros realizados pelo responsável da inspeção.”

Norma NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais — Projeto e execução)

4.6 Inspeção periódica (para estabelecimentos residenciais)

“Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e das condições ambientais.”

Teste de Estanqueidade é especialidade da AA Gás

Sem dúvidas, todas as etapas envolvendo o processo do teste de estanqueidade são complexas e não podem ser executadas por qualquer pessoa. Por isso, é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas, como é o caso da AA Gás.

A equipe da AA Gás é altamente capacitada e treinada pela escola Roberto Simonsen (Senai-Brás), possuindo assim, vasta experiência no ramo. A empresa é credenciada pela Comgás, certificada pela Qualinstal e possui atendimento 24 horas. Ou seja, é a melhor opção quando o assunto é teste de estanqueidade.

Receba um orçamento




Vazamentos e manutenções

No projeto de uma residência ou empresa, as tubulações de gás são um componente essencial para a segurança e bom funcionamento dos equipamentos que dependem do fornecimento deste material para operarem. Pensando nisso, a AA Gás desenvolve soluções visando os devidos cuidados com vazamento e manutenção em tubulação de gás. Vazamentos na tubulação de gás são problemas que precisam ser identificados rapidamente, uma vez que aumenta consideravelmente o risco de explosões no local. Portanto, para garantir a segurança do sistema, a principal recomendação é anteceder qualquer falha com manutenções periódicas nas tubulações. Então...
telefone