NBR 13523

Por questões de segurança, há uma série de normas que trazem diretrizes para instalações
de gás em diferentes tipos de construções. A NBR 13523 é uma dessas e precisa ser
seguida corretamente. A norma 13523 assiste qualquer projeto de
construção, ampliação, reforma ou apenas a instalação de aparelhos que são alimentados
por gás em instalações prediais comerciais ou residenciais com capacidade de armazenamento total máxima de 4000 kg de GLP para recipientes transportáveis e 8000 kg de GLP para recipientes estacionários.

É importante reforçar que essa norma é aplicável somente para centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Casos em que a NBR 13523 não se aplica

Existem alguns casos em que a NBR 13523 não é aplicável, são eles:

A norma não se aplica às instalações que usam recipientes com capacidade igual ou inferior a 0,032 m³ (32 L), diretamente acoplados, com regulador de mangueira ao aparelho de utilização.

Ela também não é aplicável às bases de estocagem a granel, bases de envasamento/distribuição de GLP e depósitos de recipientes envasados.

Por fim, instalações, equipamentos, instrumentos ou estruturas que já existiam ou tiveram sua construção, instalação e ampliação aprovada antes da data de publicação da norma não precisam seguir as suas determinações.

Garanta a segurança do seu projeto com a AA Gás

Planejar a construção, reforma ou ampliação da sua casa ou empreendimento é bastante estressante; afinal, são muitos detalhes que exigem atenção. Portanto, quando o assunto são é adequação às normas vigentes, o melhor a se fazer é contar com apoio especializado.

Cumpra todas as exigências da NBR 13523 com ajuda do time da AA Gás!

Receba um orçamento




    Normas

    Normas Para Instalação De Gás: Sabendo que o gás é um produto inflamável que deve ser manuseado e instalado com todo o cuidado, para isso, foram criadas as normas que devem ser seguidas na hora de sua instalação. A forma como é feita a instalação do gás pode ser responsável por diminuir ou aumentar os risco de vazamentos e acidentes domésticos.A principal função das normas para instalação de gás é justamente tentar diminuir o risco de acidentes e vazamento de gás. Até porque, muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresas e como estão despreparadas para lidar com a situação, a possibilidade de acontecer um acidente grave só aumenta.As...
    telefone