
Mangueira para Gás de Cozinha – Como instalar com segurança?
Não é novidade para ninguém que a falta de cuidado no processo de instalação da mangueira para gás de cozinha coloca em risco a vida e a saúde dos moradores.
Por isso, durante o processo de instalação de gás GLP é necessário tomar uma série de medidas cuidadosas e preventivas para trazer resultados melhores e mais seguros para toda a sua família.
Nesse caso, fatores como a localização da mangueira, o prazo de validade e a possibilidade de vazamento de gás são todas pequenas medidas preventivas que podem diminuir os riscos na cozinha.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Mas, afinal, como instalar a mangueira para gás de cozinha?
Basicamente, os acessórios mais importantes são a mangueira e a válvula. Eles precisam estar em excelentes condições e, consequentemente, dentro do prazo de validade.
Lembre-se que a mangueira para gás de cozinha pode ser de metal ou plástico, e não pode ficar totalmente esticada e ter emendas. Além disso, antes de instalar o botijão, verifique se a válvula de gás possui a marca do Inmetro — isso garante a qualidade da peça.
Riscos do vazamento de gás: o que fazer?
A instalação inadequada da mangueira de gás pode causar um vazamento. Nesse caso, existem alguns riscos que merecem a sua total atenção.
Dentre eles, podemos destacar os principais, são eles:
Explosão e incêndio
É simples como uma faísca pode causar uma explosão ou incêndio de enorme proporção. Por isso, é muito importante verificar se a instalação da mangueira de gás foi feita corretamente.
Asfixia
Outro perigo silencioso, causado pelo gás, é a asfixia. Nesse caso, a pessoa primeiro desmaia com o gás carbônico e depois morre com o monóxido.
Mangueira para gás de Cozinha: qual é a ideal?
Para a instalação de gás GLP, a mangueira mais indicada é uma de alta pressão e que seja revestida em aço. E mais: o comprimento varia de acordo com a distância entre o fogão e a parede. No entanto, obrigatoriamente, não pode passar de 1,25 metros.
Fique atento ao prazo de validade!
O prazo de validade é o mais importante! Por isso, é recomendável que você verifique o estado da sua mangueira a cada 5 anos, pois ficam desgastadas com o tempo e podem deixar o gás vazar.
Procedimento de instalação
Confira o passo a passo de como instalar mangueira para gás de cozinha:
- Primeiro feche o gás geral da rede de gás de sua residência;
- Rosqueie o adaptador junto à mangueira metálica flexível. Utilize a pasta vedante para auxiliar na vedação.
- Agora retire o tampão do gás na parede;
- Instale o registro na parede logo após a retirada do tampão;
- Acople a conexão do adaptador no fogão;
- E, por fim, religue o sistema de gás.
Após a instalação, certifique-se de que não há vazamento de gás. Se houver formação de bolhas, feche o registro e refaça a operação.
Se mesmo com todos os cuidados o problema persistir, não se preocupe! Conte com a AA Gás. Estamos preparados para te ajudar!
Até o próximo post! 🙂