Aquecedor de passagem a gás: tudo que você precisa saber!
O aquecedor de passagem a gás complementa as necessidades de quem busca uma água aquecida tanto em torneiras quanto em duchas — isso também depende do modelo escolhido.
Existem muitas dúvidas com relação a segurança deste equipamento. Muitos clientes/consumidores têm medo de que haja problemas com o aquecimento, vazamento de gás, entre outros.
Por isso, preparamos esse artigo com informações sobre esse equipamento e explicamos melhor a importância da manutenção da tubulação de gás.
Acompanhe a leitura!
O que é o Aquecedor de passagem a gás?
O aquecedor de passagem é responsável por realizar a distribuição de água de forma contínua. Isto é, o aquecimento acontece sempre que algum morador utiliza a ducha ou a torneira, e não há acumulação.
Ele funciona por meio do uso de gás GLP ou Natural e exige uma chaminé de exaustão. É importante ressaltar que existem aparelhos apropriados para cada um dos tipos de gás.
Além disso, também temos o aquecedor de passagem digital e mecânico. Confira!
Aquecedor de passagem digital
Os aquecedores de passagem digitais estão disponíveis em 110 ou 220 V, a temperatura mínima da água é de 38°C e pode chegar até 65°C.
A chama modulante do aquecedor de água atua com dois estágios. Além disso, o produto já vem com oito sistemas de segurança e opções com sistemas eletrônicos e exaustão forçada.
No mercado você encontra com 12, 15, 16, 18, 22 e 26 litros. Para uso mais robustos, há capacidades para 32 e 36 litros.
Aquecedor de passagem mecânico
Um dos diferenciais do aquecedor de passagem mecânico é o de não haver chama piloto em seu acendimento, realizar o corte automático de gás – se houver vazamento – e o produto acender progressivamente.
Além disso, ele tem baixa pressão de água e funciona com exaustão natural ou forçada. Há opções para 7, 14 e 18 litros.
Como esse equipamento funciona
Existem diversos elementos que constitui o aquecedor de passagem, sendo que os dois mais proeminentes seriam a câmara de combustão (onde estão situados os queimadores) e o trocador de calor.
No momento em que o fluxo de água é detectado, os queimadores são acionados, e o calor gerado pela chama é transferido para a água que circula por dentro do trocador de calor, aquecendo-a. Este processo se dá de forma instantânea, sem a necessidade de armazenar a água em um reservatório.
Qual modelo devo escolher?
Existem muitos modelos de aquecedor de passagem a gás. Por isso, algumas perguntas devem ser respondidas, tais como:
- Quantos pontos você quer aquecer?
- Mora em apartamento ou casa?
- Onde o equipamento será instalado?
Essas questões vão ajudá-lo na sua escolha. Caso ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato conosco!
Procedimentos de instalação conforme as normas vigentes
Com o trabalho do profissional autorizado, a instalação é feita em cumprimento ao que diz a NBR 13103:2015 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial.
Uma observação importante é a de manter a manutenção de tubulação de gás em dia. E para isso você pode contar com a ajuda da AA Gás Instalações.
Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.
Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.
Agende seu orçamento na AA Gás!
Fale com a gente! 🙂