Blog
Aquecedor de passagem a gás

Aquecedor de passagem a gás: tudo que você precisa saber!

O aquecedor de passagem a gás complementa as necessidades de quem busca uma água aquecida tanto em torneiras quanto em duchas — isso também depende do modelo escolhido.

Existem muitas dúvidas com relação a segurança deste equipamento. Muitos clientes/consumidores têm medo de que haja problemas com o aquecimento, vazamento de gás, entre outros.

Por isso, preparamos esse artigo com informações sobre esse equipamento e explicamos melhor a importância da manutenção da tubulação de gás.

Acompanhe a leitura!

O que é o Aquecedor de passagem a gás?

O aquecedor de passagem é responsável por realizar a distribuição de água de forma contínua. Isto é, o aquecimento acontece sempre que algum morador utiliza a ducha ou a torneira, e não há acumulação.

Ele funciona por meio do uso de gás GLP ou Natural e exige uma chaminé de exaustão. É importante ressaltar que existem aparelhos apropriados para cada um dos tipos de gás.

Além disso, também temos o aquecedor de passagem digital e mecânico. Confira!

Aquecedor de passagem digital

Os aquecedores de passagem digitais estão disponíveis em 110 ou 220 V, a temperatura mínima da água é de 38°C e pode chegar até 65°C.

A chama modulante do aquecedor de água atua com dois estágios. Além disso, o produto já vem com oito sistemas de segurança e opções com sistemas eletrônicos e exaustão forçada.

No mercado você encontra com 12, 15, 16, 18, 22 e 26 litros. Para uso mais robustos, há capacidades para 32 e 36 litros.

Aquecedor de passagem mecânico

Um dos diferenciais do aquecedor de passagem mecânico é o de não haver chama piloto em seu acendimento, realizar o corte automático de gás – se houver vazamento – e o produto acender progressivamente.

Além disso, ele tem baixa pressão de água e funciona com exaustão natural ou forçada. Há opções para 7, 14 e 18 litros.

Como esse equipamento funciona

Existem diversos elementos que constitui o aquecedor de passagem, sendo que os dois mais proeminentes seriam a câmara de combustão (onde estão situados os queimadores) e o trocador de calor.

No momento em que o fluxo de água é detectado, os queimadores são acionados, e o calor gerado pela chama é transferido para a água que circula por dentro do trocador de calor, aquecendo-a. Este processo se dá de forma instantânea, sem a necessidade de armazenar a água em um reservatório.

Qual modelo devo escolher?

Existem muitos modelos de aquecedor de passagem a gás. Por isso, algumas perguntas devem ser respondidas, tais como:

  • Quantos pontos você quer aquecer?
  • Mora em apartamento ou casa?
  • Onde o equipamento será instalado?

Essas questões vão ajudá-lo na sua escolha. Caso ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato conosco!

Procedimentos de instalação conforme as normas vigentes

Com o trabalho do profissional autorizado, a instalação é feita em cumprimento ao que diz a NBR 13103:2015 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial.

Uma observação importante é a de manter a manutenção de tubulação de gás em dia. E para isso você pode contar com a ajuda da AA Gás Instalações.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Agende seu orçamento na AA Gás!

Fale com a gente! 🙂

Artigos recentes

Como ligar o gás GN – Processo de Instalação

20/12/2021
Como ligar o gás GN – Processo de Instalação O gás natural, ou GN, é um combustível fóssil,...

Conversão de fogão: como converter de GLP para gás natural

09/12/2021
O fogão é um eletrodoméstico necessário e básico na casa dos brasileiros por conta de sua aplic...

Chuveiro a gás: como funciona esse tipo de chuveiro

09/12/2021
Não tem nada mais gostoso do que tomar um belo banho de chuveiro para limpar as impurezas da rua e ...

Saiba aplicar resina na tubulação de gás

10/11/2021
A tubulação de gás costuma ter muitos vazamentos e causar muitas dores de cabeça? Saiba que é p...

Saiba como detectar vazamento de gás

10/11/2021
Só de falar em vazamento de gás é motivo para gerar muita preocupação! Afinal, as consequência...
telefone