Blog
Detector de vazamento de gás

Detector de vazamento de gás: vale a pena?

Infelizmente estamos constantemente expostos a grandes gases tóxicos. E são inúmeros os casos de acidentes por asfixia, incêndios e até mesmo explosões. Por isso, surgiu o detector de vazamento de gás que contribui para a segurança e prevenção de imprevistos.

Mas quando se deve utilizar esse detector? Será que vale a pena utilizá-lo? Acompanhe o texto a seguir e descubra como a aplicação de resina na tubulação de gás pode ser um diferencial para evitar acidentes!

Como utilizar um detector de vazamento de gás?

Primeiramente, é importante destacar que o detector funciona com os limites de inflamabilidade. Assim, o detector vai indicar na tela a quantidade de gás presente no local.

Além disso, esse equipamento detecta diversos tipos de gases. Confira na lista a seguir:

  • Monóxido de carbono
  • Butano
  • Metano
  • Propano
  • Gás de carvão
  • Gás natural
  • Gás liquefeito de petróleo.

No uso residencial, ele também tem a função de detectar a presença do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ou do gás natural (GN).

Durante a instalação, o detector deve estar associado a uma válvula solenóide, pois ao detectar um vazamento, a válvula se fecha automaticamente. Além disso, é possível instalá-lo em uma central de alarme de incêndio, assim, a central dispara o alarme!

Por que usar um detector de gás?

Com um detector de vazamento de gás haverá tempo suficiente para que você tome providências necessárias como fechar o registro do gás ou evacuar a residência, para que os danos fossem os menores possíveis.

Além disso, fornece uma maior proteção ao local, dando a possibilidade de salvar uma ou mais vidas.

Em qual local devo instalar o detector?

O gás liquefeito de petróleo é mais denso que o ar atmosférico. Portanto, se for instalado em um local onde esse gás é fornecido, o detector deve ser colocado próximo ao solo.

Caso o volume de gás continue aumentando, o detector irá entrar em alarme geral, disparando sua sirene interna e ao mesmo tempo irá ativar ou desativar sua saída relé, que pode enviar um alerta para uma central de alarme de incêndio.

Cuidados a tomar ao realizar a instalação

Esse aparelho precisa estar totalmente calibrado, pois é necessário que esteja funcionando perfeitamente. Afinal, um erro de identificação dos limites de inflamabilidade pode ocasionar em um incidente.

Por fim, os detectores são, em geral, ligados na tomada. Assim, é preciso muito cuidado para que essa instalação seja realizada de maneira adequada.

Em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado, para que o seu detector ofereça toda a proteção necessária.

Aplicação de resina na tubulação de gás é essencial

A aplicação de resina é feita quando acontecem problemas como vazamento no encanamento de gás. Antes de colocar o produto, são realizados alguns testes para confirmar o problema – como o teste de estanqueidade. Caso o resultado seja positivo, o processo de recuperação dos canos da construção começa.

O procedimento é bastante indicada para grandes condomínios e prédios com uma instalação de gás de grande porte, já que evita a substituição de toda a tubulação (um procedimento bem mais caro e demorado).

AA Gás – Especialista na sua segurança!

Está precisando de instalação de detectores de vazamento de gás, manutenção de tubulação, aplicação de resina na tubulação de gás ou serviços similares? Conte com a AA Gás para lhe atender com qualidade e segurança.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Agende seu orçamento na AA Gás!

Fale com a gente! 🙂

Artigos recentes

Projeto Central GLP – Descubra o que é e a sua importância

25/08/2021
Você está construindo uma residência? Saiba que provavelmente você vai precisar fazer um Projeto...

Detector de vazamento de gás: vale a pena?

25/08/2021
Infelizmente estamos constantemente expostos a grandes gases tóxicos. E são inúmeros os casos de ...

Como tirar ar do chuveiro – Veja como resolver esse problema!

29/07/2021
Pode parecer banal, mas saber como tirar ar do chuveiro é um conhecimento que pode te ajudar bastan...

Mangueira para Gás de Cozinha – Como instalar com segurança?

29/07/2021
Não é novidade para ninguém que a falta de cuidado no processo de instalação da mangueira para ...

Fogão a Gás de Embutir – Instalação com segurança

29/06/2021
Uma casa moderna com móveis planejados precisa também investir numa cozinha prática, flexível e ...
telefone