Blog
Distribuição de Gás Natural

Distribuição de Gás Natural – Como funciona esse sistema?

Colocado como uma solução eficiente para alimentação de usinas termelétricas e como fonte de energia em residências, fábricas e estabelecimentos comerciais, o gás natural tem ganhado relevância no mercado. Diante disso, é importante observar como ele é distribuído em todo o país para suprimento da demanda atual e futura. Por isso, vamos te explicar como funciona o sistema de distribuição de gás natural (GN).

A importância do GN no Brasil

Como sabemos, o gás natural é um combustível fóssil encontrado na natureza, especificamente nas camadas mais profundas do solo, estando dissolvido ou não do petróleo.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), o Brasil produz mais de 110 milhões de metros cúbicos de gás por dia, chegando a mais de 40 bilhões de metros cúbicos anuais.

A indústria é responsável por mais de 50% do gás usado em nossas terras, com a geração de energia responsável por 1/3 do consumo e 10% usado como combustível para automóveis adaptado para este fim.

Para atender a uma demanda tão grande como esta, é importante que o sistema de distribuição seja capaz de absorver toda a quantidade de gás produzida por aqui. Vamos saber mais sobre a distribuição de gás natural.

Como funciona o sistema de distribuição de gás natural

Antes de ser distribuído, o gás passa por diversos processos que se interligam até chegar ao consumidor final. Os processos são:

  • Exploração;
  • Processamento;
  • Liquefação para o estado gasoso;
  • Transporte do processamento para distribuição;
  • Regaseificação;
  • Estocagem;
  • E distribuição.

O gás natural é distribuído nacionalmente e importa boa parte do gás consumido por aqui, por ainda não sermos auto suficientes neste sentido. A Petrobrás é responsável por grande parte do sistema distribuído no país.

Os estados são responsáveis pela distribuição dentro de seu território. Somente no estado de São Paulo a distribuição é feita por mais de uma empresa:

  • Comgás;
  • Gás Brasiliano;
  • E Gás Natural Fenosa.

No geral, existem 27 distribuidoras de gás natural credenciadas, sendo 19 delas geridas com participação da Petrobrás, com ajuda do parceiro para gás natural, a Gaspetro.

A infraestrutura nacional é totalmente operacionalizada pela estatal, com toda a capacidade de transporte disponível, participando também de forma direta da importação por meio do ramal Brasil-Bolívia.

A operação nacional é complexa para que o produto chegue nas casas, indústrias e comércios de forma segura e confiável. Mas para garantir sua tranquilidade e segurança na instalação da sua casa, conte com a AA Gás.

Gás natural é com a AA Gás

É fundamental contar com uma empresa confiável, com profissionais qualificados e atendimento de primeira linha ao contratar o serviço de gás natural.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.
Somos credenciados Qualinstal e Comgás, e temos qualificação pelo SENAI Roberto Simonsen, no Brás. É a certeza de ter sua instalação protegida pelo melhor preço.

Entre em contato, agende seu orçamento e fique seguro sobre a distribuição de gás natural dentro de sua casa com a AA Gás!

Artigos recentes

Instalação de Gás Residencial: como é feita e qual norma é utilizada

30/12/2020
O gás natural é uma opção econômica e eficiente dentro de residências, justamente pelo fato de...

Distribuição de Gás Natural – Como funciona esse sistema?

25/11/2020
Colocado como uma solução eficiente para alimentação de usinas termelétricas e como fonte de en...

O que é e para que serve o Gás Natural

30/10/2020
Em um mundo onde se discute constantemente o uso de combustíveis renováveis, capazes de reduzir os...

Tipos de Gás – Quais são as diferenças e qual é a melhor opção?

10/07/2020
Quando o assunto são equipamentos a gás, uma informação essencial que você deve saber é: quais...
telefone