Blog
Instalação de Gás Residencial

Instalação de Gás Residencial: como é feita e qual norma é utilizada

O gás natural é uma opção econômica e eficiente dentro de residências, justamente pelo fato de ser usado em equipamentos elétricos no preparo de alimentos e aquecimento de água. Confira abaixo como acontece a instalação de gás residencial, quais as normas usadas para regulamentar o serviço e veja como a AA Gás realiza a melhor instalação de gás natural do mercado.

Vantagens e riscos da instalação de gás residencial

É importante frisar em todos os aspectos que o gás natural é o gás encontrado na natureza que passa por processo de refinamento e limpeza com o objetivo de chegar puro na sua residência.
As principais vantagens do uso do gás natural na sua casa são:

  • Alimentos preparados com mais rapidez;
  • Aquecimento da água para uso em torneiras elétricas e chuveiros;
  • Lareiras e churrasqueiras;
  • Aquecedores de ambientes e em geradores de energia.

A popularidade do gás traz também os riscos de acidentes que ocorrem por um fator que costumamos ignorar muitas vezes: o gás não é visível e pode ser percebido pelo cheiro, porém não instantaneamente.

Quando há vazamento na instalação de gás residencial, o risco de combustão aumenta significativamente. Só o fato de acender um interruptor ou ligar um aparelho elétrico já é suficiente para gerar uma explosão e provocar queimaduras ou forte explosão.

Além disso, o risco de asfixia deve ser levado em conta. Para evitar esta situação desagradável, é importante contar com uma instalação que obedeça às normas de segurança. Vamos saber qual norma regulamenta este serviço.

Norma vigente de instalação de gás em residências

A norma vigente no Brasil para instalação de gases em casas é a NBR 15526. Vigente desde 2012, regulamenta todos os aspectos técnicos que devem ser considerados para a instalação segura e confiável.

Os profissionais da área devem se atentar para detalhes importantes, como:

  • Projeto completo que tenha a descrição completa com medidas de tamanho da tubulação, identificação dos materiais usados, tipo e localização de válvulas;
  • Laudo de estanqueidade;
  • Liberação da rede de carga junto ao distribuidor;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) tanto para a instalação quanto manutenção.

Com os cuidados devidos, a rede instalada deve garantir a integridade de todos os moradores da residência e ser usado com o máximo de qualidade.

Escolher a empresa que vai fazer a instalação de gás residencial é fundamental. Por isso, escolha quem já tem experiência e profissionais capacitados para executar a instalação de gás natural com excelência. Escolha a AA Gás.

Gás natural é com a AA Gás

É fundamental contar com uma empresa confiável, com profissionais qualificados e atendimento de primeira linha ao contratar a instalação de gás natural.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Somos credenciados Qualinstal e Comgás, e temos qualificação pelo SENAI Roberto Simonsen, no Brás. É a certeza de ter sua instalação protegida pelo melhor preço.

Entre em contato, agende seu orçamento e garanta a melhor instalação de gás residencial na AA Gás!

Artigos recentes

Instalação de Gás Residencial: como é feita e qual norma é utilizada

30/12/2020
O gás natural é uma opção econômica e eficiente dentro de residências, justamente pelo fato de...

Distribuição de Gás Natural – Como funciona esse sistema?

25/11/2020
Colocado como uma solução eficiente para alimentação de usinas termelétricas e como fonte de en...

O que é e para que serve o Gás Natural

30/10/2020
Em um mundo onde se discute constantemente o uso de combustíveis renováveis, capazes de reduzir os...

Tipos de Gás – Quais são as diferenças e qual é a melhor opção?

10/07/2020
Quando o assunto são equipamentos a gás, uma informação essencial que você deve saber é: quais...
telefone