Blog
NBR 13103

NBR 13103 – Saiba tudo com a AA Gás!

Está planejando usar gás natural em casa, mas não sabe quais são os requisitos primordiais? A NBR 13103 especifica as condições necessárias para que a instalação de gás natural seja realizada de forma correta e segura.

Quer entender melhor a norma, sem complicações? Continue a leitura.

Conheça a NBR 13103!

Por razões de segurança, existem muitas normas que fornecem diretrizes para a instalação de gás em diferentes tipos de construções. A NBR 13103 é uma delas e precisa ser seguida corretamente. Atualizada em 2020, a norma 13103 pode atender qualquer projeto de construção em ambiente residencial, ampliação, reforma ou apenas instalação de aparelhos que são alimentados por gás natural.

Em outras palavras, ambientes que requerem aquecimento do ambiente, refrigeração, água quente, lavagem, iluminação, etc. devem estar atentos às suas instruções — exclusivamente em ambientes residenciais. Portanto, a potência total deve atingir no máximo 80 kW.

Análise do ambiente de instalação para a NBR 13103

Como mencionamos acima, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi o órgão responsável por elaborar a norma, e exige três parâmetros a serem avaliados antes de qualquer instalação, como:

  • Tipos de aparelho e potência;
  • Requisitos do ambiente;
  • Exaustão dos gases de combustão.

Tipos de aparelho e potência

A NBR 13103 classifica os equipamentos de acordo com suas características:

Circuito aberto ou fechado:

Podemos dizer que a diferença entre os dois tipos de circuitos de combustão é principalmente se o equipamento usa ar oxidante no ambiente de instalação; ou se utiliza o ar externo. Nesse caso, os equipamentos de circuito aberto são aqueles que usam o ar ao seu redor para alimentar a chama. Além disso, vale ressaltar que a maioria dos aparelhos a gás são assim.

Já o circuito fechado, também chamado de “câmara de estanque” ou “fluxo balanceado” não aproveita o oxigênio do local onde está instalado. Por isso, os equipamentos deste tipo de circuito utilizam um duto de admissão direcionado para fora do ambiente. Essa diferença confere para eles um patamar elevado de segurança, quando comparados aos de circuito aberto.

Requisitos do ambiente

Para avaliar os requisitos do ambiente, deve-se considerar os seguintes pontos:

Ambiente a ser projetado

No ambiente previamente planejado, é necessário avaliar a capacidade de energia que o dispositivo deve ter com base na sua utilidade. Por exemplo: o número de aquecedores a gás a serem fornecidos. Não há dúvida de que é importante projetar as características do ambiente para que estejam de acordo com a NBR 13103.

Ambientes existentes

Para um ambiente já construído, mas sem aparelhos a gás pré-instalados, é necessário analisar as condições do ambiente — avaliar os tipos de aparelhos a gás que podem ser instalados. E fazer alterações, se necessário, para atender aos requisitos que a NBR 13103 solicita.

Exaustão dos gases de combustão

De acordo com a classificação, existem aparelhos de exaustão forçada ou natural. No primeiro caso, alguns equipamentos possuem um dispositivo, como um ventilador ou ventoinha, para auxiliar na saída dos produtos da combustão. Se não houver tal suporte, é um dispositivo de exaustão natural. Sendo assim, a exaustão ser forçada ou natural não tem relação com o fato de o aparelho ser de circuito aberto ou fechado. Por exemplo, o dispositivo pode ser um circuito fechado com exaustão natural.

Está precisando de instalação de tubulação de gás, manutenção de tubulação ou serviços similares? Conte com a AA Gás para lhe atender com qualidade e segurança.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Entre em contato, agende seu orçamento e realize a sua manutenção de tubulação de gás na AA Gás!

Até o próximo artigo!

Artigos recentes

NBR 13523 – Tudo o que você precisa saber

24/05/2021
É comum fazermos o uso de botijões de gás, principalmente dentro da cozinha. Essa prática, mesmo...

NBR 13103 – Saiba tudo com a AA Gás!

26/04/2021
Está planejando usar gás natural em casa, mas não sabe quais são os requisitos primordiais? A NB...

Teste de estanqueidade – Por que o processo é tão importante?

31/03/2021
O bom funcionamento do sistema de gás encanado de uma residência, comércio, condomínio e indúst...

Como instalar fogão em apartamento

23/02/2021
Não dá para pensar em como seria a nossa vida sem ter o fogão em casa. Afinal, trata-se de um ali...

Como ligar ou religar o gás

29/01/2021
É indispensável ter em casa a instalação de gás natural com diversos benefícios na rotina diá...