Blog
NBR 13523

NBR 13523 – Tudo o que você precisa saber

É comum fazermos o uso de botijões de gás, principalmente dentro da cozinha. Essa prática, mesmo recorrente, não é indicada visto que o gás é extremamente perigoso para as pessoas que estão ao redor. Além disso, a instalação inadequada do botijão de gás é um risco tanto para a segurança pessoal, quanto para a economia do usuário. Por isso, algumas medidas foram tomadas para otimizar esse processo, como, por exemplo, um projeto de instalação de gás devidamente planejado e de acordo com a norma NBR 13523.

Quer entender um pouco mais sobre essa norma vigente? Continue a leitura.

O que é a NBR 13523?

Por questões de segurança, há uma série de normas que trazem diretrizes para instalações
de gás em diferentes tipos de construções. E a NBR 13523 é uma dessas!

A norma NBR 13523 contempla qualquer projeto de construção, ampliação, reforma ou apenas a instalação de aparelhos que são alimentados por gás em instalações comerciais, industriais ou residenciais com capacidade de armazenamento total máxima de 4000 kg de GLP para recipientes transportáveis e 8000 kg de GLP para recipientes estacionários.

Além disso, é importante reforçar que essa norma é aplicável somente para centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Gás Natural (GN) x Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

Antes de darmos continuidade, é importante esclarecer as principais diferenças entre os sistemas de abastecimento de gás. O GLP é o famoso gás de botijão, que é vendido por diversas distribuidoras. Já o Gás Natural é o gás encanado, sendo encontrado apenas na rede de distribuição CEG.

Ambos são inodoros, incolores e atóxicos. Mas, isso não significa que não possam oferecer ameaças. Exatamente por ser inodoro, seu maior risco é o de asfixia em caso de vazamentos. Nesse caso, para evitar qualquer perigo, são adicionados odorizantes característicos que facilitem a percepção do escoamento.

Principais normas para a instalação de Gás Natural

Já sabemos que o gás é um produto inflamável, que deve ser manuseado e instalado com todo o cuidado. Neste caso, foram criadas as normas que devem ser seguidas na hora de sua instalação. Afinal, a forma como é feita a instalação do gás pode ser responsável por diminuir ou aumentar os riscos de vazamentos e acidentes domésticos.

Por isso, a principal função das normas para instalação de gás é justamente tentar diminuir o risco de vazamento de gás. Até porque, muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresas e como estão despreparadas para lidar com a situação, a possibilidade de acontecer um acidente só aumenta.

Além da norma NBR 13523, as outras são:

NBR 13103

A norma NBR 13103 estabelece os requisitos mínimos exigíveis para a instalação de aparelhos a gás para uso residencial, cujo somatório de potências nominais não exceda 80,0 kW em um mesmo local de instalação. Clique aqui

NBR 15358

A norma NBR 15358 estabelece os requisitos mínimos exigíveis para o projeto e a execução de rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial, tais como processos industriais e atividades comerciais, que não excedam a pressão de operação de 400 kPa. Clique aqui

NBR 15526

Já a norma NBR 15526 estabelece os requisitos mínimos exigíveis para o projeto e a execução de redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais que não excedam a pressão de operação de 150 kPa e que possam ser abastecidas por canalização de rua. Clique aqui

Casos que a norma NBR 13523 não pode ser aplicada

São raros os casos que a NBR 13523 não é aplicável, confira:

A norma não se aplica às instalações que usam recipientes com capacidade igual ou inferior a 0,032 m³ (32 L), diretamente acoplados, com regulador de mangueira ao aparelho de utilização.

Ela também não é aplicável às bases de estocagem a granel, bases de envasamento ou distribuição de GLP e depósitos de recipientes envasados.

Por fim, as instalações, equipamentos, instrumentos ou estruturas que já existiam e tiveram sua construção, instalação e ampliação aprovada antes da data de publicação da norma não precisam seguir as suas determinações.

Garanta a segurança do seu projeto com a AA Gás!

Está precisando de instalação de tubulação de gás, manutenção de tubulação ou serviços similares? Conte com a AA Gás para lhe atender com qualidade e segurança.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Agende seu orçamento e realize a sua manutenção de tubulação de gás na AA Gás!

Fale com a gente! 🙂

Artigos recentes

NBR 13523 – Tudo o que você precisa saber

24/05/2021
É comum fazermos o uso de botijões de gás, principalmente dentro da cozinha. Essa prática, mesmo...

NBR 13103 – Saiba tudo com a AA Gás!

26/04/2021
Está planejando usar gás natural em casa, mas não sabe quais são os requisitos primordiais? A NB...

Teste de estanqueidade – Por que o processo é tão importante?

31/03/2021
O bom funcionamento do sistema de gás encanado de uma residência, comércio, condomínio e indúst...

Como instalar fogão em apartamento

23/02/2021
Não dá para pensar em como seria a nossa vida sem ter o fogão em casa. Afinal, trata-se de um ali...

Como ligar ou religar o gás

29/01/2021
É indispensável ter em casa a instalação de gás natural com diversos benefícios na rotina diá...