Blog
O que é e para que serve o gás natural

O que é e para que serve o Gás Natural

Em um mundo onde se discute constantemente o uso de combustíveis renováveis, capazes de reduzir os efeitos dos gases poluentes na atmosfera, o uso do gás natural é um ótimo aliado para o meio ambiente. Neste artigo, vamos explicar o que é e para que serve o gás natural, suas vantagens, relação com o meio ambiente e como você pode ter este combustível em sua residência.

O que é e para que serve o gás natural

O gás natural é um composto de elementos químicos (hidrocarbonetos leves) encontrados na natureza e quando submetido a temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece em um estado gasoso. Os elementos químicos são:

  • Metano;
  • Propano;
  • Etano;
  • Butano;
  • Outros gases em menores proporções.

O gás natural pode ser obtido de duas formas: em jazidas, associado a petróleo e na queima de biomassas, como o bagaço da cana de açúcar. O gás obtido nas jazidas agride menos a natureza do que o carvão mineral e o petróleo e tem custos menores. Já o gás obtido pela queima da biomassa é mais sustentável e tem custos econômicos menores.

Além disso, o gás  é transportado em gasodutos, tubulações que tem maior diâmetro, operam em alta pressão e fazem o transporte do produtor para os consumidores.

Um exemplo que temos é o gasoduto Brasil-Bolívia, com mais de 3 mil Km e que sai de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, até Canoas, no Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Vantagens

O gás natural passa por um tratamento e é processado antes de ser enviado para o cliente final. O gás tem diversas finalidades e aplicações, sempre de acordo com a necessidade do cliente.

Em indústrias, é utilizado para geração de eletricidade. No comércio, é utilizado para aquecimento de ambientes. As residências utilizam o gás natural para aquecer ambientes e aquecimento de água.

Já em automóveis, o gás natural é um substituto de combustíveis fósseis, como gasolina, álcool e diesel, especialmente aquele obtido com a queima de biomassa.

Hoje, o gás natural representa mais de 15% do consumo energético no planeta, e a tendência é que esse número eleve com a política de países que estão proibindo a fabricação e a circulação de veículos com combustíveis fosseis para daqui a alguns anos.
Sabendo da importância do gás natural, já pensou em colocá-lo em sua residência, comércio ou na sua empresa? Coloque com a AA Gás, a líder de mercado.

Gás natural é com a AA Gás

É fundamental contar com uma empresa confiável, com profissionais qualificados e atendimento de primeira linha ao contratar o serviço de instalação de gás natural.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.
Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Somos credenciados Qualinstal e Comgás, e temos qualificação pelo SENAI Roberto Simonsen, no Brás. É a certeza de ter sua instalação protegida pelo melhor preço.

Entre em contato, agende seu orçamento e não fique apenas em saber o que é e para que serve o gás natural. Mas tenha o gás funcionando em sua casa!

Artigos recentes

Distribuição de Gás Natural – Como funciona esse sistema?

25/11/2020
Colocado como uma solução eficiente para alimentação de usinas termelétricas e como fonte de en...

O que é e para que serve o Gás Natural

30/10/2020
Em um mundo onde se discute constantemente o uso de combustíveis renováveis, capazes de reduzir os...

Tipos de Gás – Quais são as diferenças e qual é a melhor opção?

10/07/2020
Quando o assunto são equipamentos a gás, uma informação essencial que você deve saber é: quais...
telefone