Blog
Projeto Central GLP

Projeto Central GLP – Descubra o que é e a sua importância

Você está construindo uma residência? Saiba que provavelmente você vai precisar fazer um Projeto Central GLP. Um bom planejamento pode facilitar muito e diminuir o trabalho na execução. Além disso, quando bem projetado, ele pode propor a melhor solução em relação ao custo benefício para a sua obra.

No entanto, pode haver dois tipos de gases utilizados nessa situação: o gás natural e o GLP. E mais: existem normas e regulamentos específicos para a instalação da central, pois trata-se de uma grande quantidade de combustível em um único lugar.

Garantir a segurança do sistema é fundamental para que possíveis vazamentos não cause acúmulo de gás em áreas confinadas, principalmente para evitar explosões. Afinal, estamos falando em um combustível e, portanto, falhas na instalação são sinônimo de grandes riscos para os moradores.

Quer entender melhor o que é um projeto central GLP? Acompanhe a leitura!

O que é o projeto de gás?

O projeto de gás é responsável por detalhar o sistema para o uso do gás natural ou GLP, seja no aquecimento da água ou na cozinha. Por esse motivo que a sua realização é de suma importância, pois supre todas as demandas do ambiente, utilizando o máximo de funcionalidade.

Então, é importante contratar uma empresa especializada na instalação de tubulações. Afinal, quanto mais fiel o sistema for ao projeto, mais seguro e eficiente ele será.

Quais as normas para construção de Projeto Central GLP?

De acordo com a Norma 13523, a central de gás é a área devidamente delimitada, pois contém os recipientes e acessórios, que são destinados ao armazenamento de GLP.

Nesse caso, as centrais de gás LP são utilizadas nos sistemas centrais de suprimento de gás para reduzir a alta pressão dos cilindros. Confira os objetivos abaixo:

  • Estabelecer os requisitos mínimos exigíveis para projeto, montagem, alteração, localização e segurança do projeto central de GLP, para instalações comerciais, residenciais e industriais com capacidade de armazenagem total máxima de 1500 m3;
  • A Norma 13523 é aplicável às instalações onde o gás liquefeito de petróleo é conduzido por um sistema de tubulações e acessórios desde os recipientes de GLP até o primeiro regulador de pressão;
  • A área destinada para as centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP) deve constar na planta baixa do projeto, indicando a quantidade, a disposição e a capacidade volumétrica dos recipientes de armazenagem, a forma de abastecimento e seu detalhamento, se necessário.

Há também outras normas associadas ao assunto, como a NBR 14024 e a Norma Técnica 28.

Projeto central GLP: principais cuidados para montar!

A central de gás deve ter coletores para a rede de distribuição de GLP, dispositivos de segurança, redes de energia e distribuição, válvulas de corte geral, válvulas de bloqueio, estagnação e excesso de fluxo, sem canalização que flua para dentro do prédio, a canalização deve é pintada na cor amarela e, na fase líquida, na cor branca, com conexões em laranja.

A pressão para instalar o GLP é de 1.7MPa. Deve ser colocado também um aviso com letras não inferiores a 50 mm, cujo número deve ser visível de qualquer direção de acesso à central de GLP, contendo as seguintes palavras: perigoso, inflamável e proibido fumar.

Além disso, a montagem e manutenção dos equipamentos de GLP devem ser realizadas por profissionais qualificados.

Detalhes sobre o Gás Liquefeito de Petróleo…

Veja os detalhes sobre o GLP:

  • O seu valor costuma ser mais em conta que o natural, uma vez que recebe subsídio da Petrobras;
  • Por questões de segurança, o seu uso é limitado em apartamentos. É ilegal armazenar botijões de gás dentro de prédios, isso pode colocar os moradores em risco;
  • É preciso dimensionar muito bem a demanda de consumo com os equipamentos a serem alimentados pelo botijão;
  • Além disso, deve-se dimensionar quantos cilindros serão necessários;
  • Por fim, é essencial dimensionar a tubulação de gás.

Está precisando de um projeto central de GLP, manutenção de tubulação ou serviços similares? Conte com a AA Gás.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Agende seu orçamento na AA Gás!

Fale com a gente! 🙂

Artigos recentes

Projeto Central GLP – Descubra o que é e a sua importância

25/08/2021
Você está construindo uma residência? Saiba que provavelmente você vai precisar fazer um Projeto...

Detector de vazamento de gás: vale a pena?

25/08/2021
Infelizmente estamos constantemente expostos a grandes gases tóxicos. E são inúmeros os casos de ...

Como tirar ar do chuveiro – Veja como resolver esse problema!

29/07/2021
Pode parecer banal, mas saber como tirar ar do chuveiro é um conhecimento que pode te ajudar bastan...

Mangueira para Gás de Cozinha – Como instalar com segurança?

29/07/2021
Não é novidade para ninguém que a falta de cuidado no processo de instalação da mangueira para ...

Fogão a Gás de Embutir – Instalação com segurança

29/06/2021
Uma casa moderna com móveis planejados precisa também investir numa cozinha prática, flexível e ...
telefone