Blog
Teste de Estanqueidade

Teste de estanqueidade – Por que o processo é tão importante?

O bom funcionamento do sistema de gás encanado de uma residência, comércio, condomínio e indústria passa principalmente pelo aspecto de segurança. Por isso, é fundamental realizar o teste de estanqueidade. Vamos saber neste artigo porque o procedimento é fundamental em uma instalação de gás natural e, também, na hora da manutenção de tubulação de gás.

Teste de estanqueidade: Segurança acima de tudo

Acima de tudo, a segurança e a tranquilidade devem fazer parte da nossa rotina quando falamos de gás natural. Como já sabemos bem, o gás é material que causa muitos perigos se não a instalação não for bem segura.

Não conseguimos nem imaginar as consequências provocadas por acidentes com instalação de gás natural, especialmente quando não é feita corretamente ou há um vazamento inserido.

Os acidentes mais comuns são as explosões que, de acordo com a quantidade de gás já vazada, pode destruir toda a estrutura do local e causar prejuízos materiais e perca de vidas.

Por isso, é importante dar toda a prioridade na manutenção da tubulação de gás e evitar o risco de tragédias.

É importante lembrarmos as vantagens que a instalação de gás natural tem: a economia e sua funcionalidade no dia a dia. O que reforça a importância de se realizar o teste.
Veja o que é o teste de estanqueidade e sua importância na prevenção de acidentes.

O que é o teste

O teste é um procedimento necessário para garantir a segurança da instalação de gás. Ele ajuda a prevenir incêndios e evitar vazamentos que possam ocasionar acidentes. Além disso, o teste faz parte da NBR 15571, norma técnica que abrange as condições ideais na detecção de possíveis defeitos presentes na tubulação.

Para tal, somente um profissional qualificado e treinado pode realizar o teste, que deve geral no final a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O responsável por emitir este teste é um engenheiro mecânico.

O procedimento deve ser feito anualmente devido ao fato da tubulação poder sofrer com a deterioração por causa das intempéries do tempo. A não observância da periodicidade do teste pode gerar consequências futuras que demandam gastos não previstos.

Proteger a instalação de gás natural é garantir a segurança de todos os envolvidos. Por isso, realize o teste de estanqueidade com a AA Gás, empresa habilitada e qualificada pelo mercado e com os melhores profissionais de São Paulo.

Manutenção de tubulação de Gás é com a AA Gás

É fundamental contar com uma empresa confiável, com profissionais qualificados e atendimento de primeira linha na realização do teste de estanqueidade da sua tubulação de gás.

Para lhe atender, a AA Gás busca entender a sua necessidade e atender com excelência. Nos baseamos em três pilares: agilidade, segurança e estética do seu ambiente.

Resolvemos seu vazamento de gás, fazemos reparo em tubulações, limpeza e desentupimento de redes de gás, teste de estanqueidade, instalação de redes de gás, orientação técnica, fornecimento de ART, dentre outros serviços com profissionais treinados e qualificados.

Entre em contato, agende seu orçamento e realize a sua manutenção de tubulação de gás na AA Gás!

Artigos recentes

NBR 13523 – Tudo o que você precisa saber

24/05/2021
É comum fazermos o uso de botijões de gás, principalmente dentro da cozinha. Essa prática, mesmo...

NBR 13103 – Saiba tudo com a AA Gás!

26/04/2021
Está planejando usar gás natural em casa, mas não sabe quais são os requisitos primordiais? A NB...

Teste de estanqueidade – Por que o processo é tão importante?

31/03/2021
O bom funcionamento do sistema de gás encanado de uma residência, comércio, condomínio e indúst...

Como instalar fogão em apartamento

23/02/2021
Não dá para pensar em como seria a nossa vida sem ter o fogão em casa. Afinal, trata-se de um ali...

Como ligar ou religar o gás

29/01/2021
É indispensável ter em casa a instalação de gás natural com diversos benefícios na rotina diá...