Blog
Tipos de gás

Tipos de Gás – Quais são as diferenças e qual é a melhor opção?

Quando o assunto são equipamentos a gás, uma informação essencial que você deve saber é: quais os tipos de gás que podem ser usados? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para quem nunca teve nenhum aparelho desse gênero. Pensando nisso, preparamos um artigo especial: conheça as características dos principais tipos de gás disponíveis para uso doméstico!

O que preciso saber na hora de escolher entre os tipos de gás

Antes de comprar um aquecedor a gás, um fogão ou secadora de roupa a gás, é fundamental conhecer o tipo de gás que há na sua residência. Basicamente, esses equipamentos funcionam com duas opções: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o Gás Natural (GN). Abaixo, explicaremos o que é cada um e os seus diferenciais.

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

Também chamado de gás de cozinha ou gás de botijão, ele é o tipo mais comum no Brasil e está presente na maioria das casas. Trata-se de uma mistura gasosa obtida por meio do processo de refino de petróleo cru (por isso o nome).

A mistura possui uma característica especial que otimiza a sua transformação em líquido. Na sequência, a substância é acondicionada em cilindros ou botijões, resultando em um gás mais denso que o ar; portanto, mais pesado que o gás natural. Por não possuir nenhum cheiro em sua forma primária, o gás de botijão (e o natural também) são odorizados por questão de segurança.

Detalhes sobre o Gás Liquefeito de Petróleo…

  • O seu valor costuma ser mais em conta que o natural, uma vez que recebe subsídio da Petrobras;
  • Por questões de segurança, o seu uso é limitado em apartamentos. É ilegal armazenar botijões de gás dentro de prédios, isso pode colocar os moradores em risco;
  • É preciso dimensionar muito bem a demanda de consumo com os equipamentos a serem alimentados pelo botijão;
  • Além disso, deve-se dimensionar quantos cilindros serão necessários;
  • Por fim, é essencial dimensionar a tubulação de gás.

Gás Natural (GN)

A opção além do GLP, é o Gás Natural (GN), também chamado de gás encanado e fornecido por empresas distribuidoras. Em São Paulo, por exemplo, ele é distribuído pela Comgás.

Essencialmente, o gás natural é um combustível fóssil encontrado na natureza. A sua chama é mais estável pelo fato de sua distribuição ser feita através de uma rede de tubulação de maneira direta e ininterrupta. A regulagem é feita dentro da cada imóvel.

A sua instalação é mais complexa que a do Gás Liquefeito de Petróleo, mas o seu uso é mais muito mais prático. Isso porque não há necessidade de se preocupar com trocas ou reabastecimento de botijões ou cilindros.

É justamente por isso que a maior parte dos novos edifícios são construídos com toda uma infraestrutura planejada para o uso do gás natural.

Ainda está com dúvidas sobre qual dos tipos de gás usar?

Mesmo com essa explicação você ainda está em dúvida sobre qual tipo de gás usar? Então, entre em contato com o seu síndico ou zelador, caso more em prédio. Essa informação vai te direcionar para o tipo mais adequado.

Outra alternativa interessante é falar diretamente com a fornecedora de gás da sua cidade e checar se o seu imóvel é abastecido por ela.

Comprei um equipamento errado para o meu tipo de gás. E agora?

Nossa última dica é ideal para quem acabou comprando um equipamento e depois percebeu que ele não é compatível para o tipo de gás de sua casa. É possível fazer a conversão do aparelho. Esse processo é dispendioso, mas pelo menos resolve o problema. Ou seja, fique tranquilo pois há a chance de converter GLP para GN ou GN para GLP. A conversão depende de cada equipamento, mas normalmente exige a troca de alguns componentes e uma nova regulagem.

Artigos recentes

Distribuição de Gás Natural – Como funciona esse sistema?

25/11/2020
Colocado como uma solução eficiente para alimentação de usinas termelétricas e como fonte de en...

O que é e para que serve o Gás Natural

30/10/2020
Em um mundo onde se discute constantemente o uso de combustíveis renováveis, capazes de reduzir os...

Tipos de Gás – Quais são as diferenças e qual é a melhor opção?

10/07/2020
Quando o assunto são equipamentos a gás, uma informação essencial que você deve saber é: quais...
telefone